Quem está Online

Temos 20 visitantes em linha

cabecalho_candedo_2011

Candedo é freguesia do concelho de Vinhais, localiza-se nas proximidades do rio Rabaçal a oeste da sede concelhia. Abrange uma área de 22,23km2, distribuída por três povoações, Candedo, Espinhoso e Aboá, com 401 habitantes (2001).

O topónimo Candedo provém de cande ou canda-candeia significa luz.

Uma vez que a poente passa o rio Rabaçal, esta freguesia é detentora de uma bela praia fluvial, onde se pode nadar ou podem praticar vários desportos náuticos.

A maravilhosa paisagem envolvente cativa muitas pessoas, proporcionando aos visitantes momentos de tranquilidade e descontracção inatingíveis nos grandes centros urbanos.

 

Património:

Igreja Paroquial de Candedo dedicada a São Nicolau. Esta igreja possui algumas características de estilo manuelino.

Igreja Paroquial de Santo Estêvão (Espinhoso). Esta Igreja é do final do período renascentista, destacando-se a talha dourada do altar-mor e o arco de estilo rocóco e gótico.

Capela de São Martinho (Aboá).

Moinhos de água em Espinhoso.

Pedra da Vela, localiza-se a noroeste da povoação e a sul do Cavanco do Navalho, uma provável atalaia medieval.

Ponte de Guedim, sobre o Rabaçal, de fundação antiga, de grande importância na ligação de terras administrativamente distintas, durante as Idades Média e Moderna. A atalaia assegurava a vigilância desse antigo porto – com possível portagem – que abria caminho para Frades e Edral, na Terra de Lomba.

O topónimo Candedo, está também relacionado, por significar luz (de cande ou canda-candeia), a essa rede de atalaias, fachos e esculcas medievais.

Fraga da Torre, sobranceira ao Rabaçal, a poente da povoação, este castro da Idade do Ferro, situa-se num local de grande importância estratégica, dominando o vasto troço do rio.


Freguesia de Candedo - Pdf - 2,2 mb - (clique aqui)

COLOCAR INFO DA FREGUESIA

N.º de Habitantes: 000

Área: 0000 ha

Densidade populacional: 
hab/Km2

Distância a Vinhais:  00 Km

INFO_CANDEDO

As Freguesias de Vinhais