Quem está Online

Temos 11 visitantes em linha

A história desta freguesia está envolta num manto de mistério não se sabendo quase nada acerca dela. Registos de 1801 mostram que Vila Verde estava inserida no concelho de Mirandela, no entanto, em 1849, vem já documentada como fazendo parte do concelho ao qual pertence até aos dias de hoje — Vinhais — não se sabendo a data exacta da sua inserção.

O topónimo Vila Verde é muito comum no nosso país. É uma palavra composta: Vila provém do latim villa que quer dizer quinta e Verde vem do latim viridis. Talvez este topónimo esteja ligado à maravilhosa panorâmica desta freguesia.

O orago da freguesia de Vila Verde é o arcanjo São Miguel.

Demograficamente, a freguesia de Vila Verde nunca foi muito populosa, talvez também devido à sua dimensão geográfica, verificando-se, no entanto, uma diminuição populacional nas últimas décadas devido ao fenómeno da emigração que tem devastado esta região.

 

Com efeito, no século XIX, mais propriamente em 1801, a povoação tinha 168 almas, subindo substancialmente em 1849, somando um total de 438 residentes. Mais recentemente, em 2001, observou-se um universo de 240 residentes, sendo 119 do sexo masculino e 121 do sexo feminino. Registaram-se, ainda, 94 famílias e 144 alojamentos.

 

(Textos fornecidos pela Junta de Freguesia de Vila Verde)

N.º de Habitantes: 281

Área: 1430 ha

Densidade populacional: 
16,8 hab/km2
Distância a Vinhais:  8 Km

INFO_VILA_VERDE

As Freguesias de Vinhais