Quem está Online

Temos 26 visitantes em linha

travanca_head

ALDEIA DE TRAVANCA

Travanca, freguesia do concelho de Vinhais, distrito de Bragança, localizada a onze quilómetros da sede concelhia. Abrange uma área de 1271 hectares e tem como freguesias limítrofes a norte, a freguesia de Montouto, a sul Vinhais, a poente Vilar de Ossos e Tuizelo e a nascente Santa Cruz e Paçó. Embora se desconheça o verdadeiro sentido etimológico do seu topónimo, parece estar associado à ideia de local de passagem difícil, devido a obstáculos de natureza orográfica.

POPULAÇÃO

O número de residentes na freguesia é de 113, sendo o número de eleitores recenseados 127. A percentagem de população com menos de 15 anos é de 16,95%, a população activa equivale a 44,63% e a população com mais de 65 anos corresponde a 38,42%.

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

A actividade predominante na freguesia é a agricultura. Cultiva-se o centeio, o trigo, a aveia e a batata. A população dedica-se também à criação de animais e à exploração de leite, a partir do qual se produz a manteiga de Travanca, existindo alguma percentagem de suínos para consumo próprio.

O sector secundário não tem representação na freguesia e no sector terciário regista-se a existência de um estabelecimento comercial.

No que diz respeito a instituições de apoio no âmbito da acção social, Travanca ainda não dispõe de estruturas neste domínio. Relativamente ao ensino, a freguesia usufrui de uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e de ensino itinerante.

(Textos fornecidos pela Junta de Freguesia de Travanca)

 

ALDEIA DE SANTA CRUZ

brasao

N.º de Habitantes: 150

Área:  1.166 ha

Densidade populacional: 
 10,2 - hab/Km2

Distância a Vinhais: 11 Km

INFO_TRAVANCA

As Freguesias de Vinhais