Quem está Online

Temos 15 visitantes em linha
banner_edrosa
 

Festa de Santa Eulália
Realiza-se no último Domingo de Julho, em Edrosa.
Esta é a festa principal da freguesia.
Representa, até pela época do ano em que tem lugar, uma oportunidade de reencontro dos naturais desta terra, espalhados por vários locais, em Portugal e no mundo.
É uma festa de cariz religioso mas, também fortemente marcada por aspectos profanos, com animação de grupos musicais.
Esta festa conta sempre com uma grande afluência de gentes, quer pela sua animação, quer pelo facto de se realizar numa época do ano em que as pessoas já estão com saudades das festas do Verão anterior.

Festa do Divino Senhor dos Passos
Tem lugar de 7 em 7 anos, em Edrosa.
É uma festa exclusivamente religiosa, que representa o caminho de Jesus até ao calvário, a sua morte na cruz e a sua ressurreição.
Enquanto a procissão vai passando, vai também percorrendo as 7 Capelinhas do Senhor dos Passos.

Festa do Ramo
Realiza-se em Fevereiro, em Edrosa.
Enfeita-se um tronco de um pinheiro alto com fumeiro da terra, bolos caseiros, “pão de ló”, e outros alimentos recolhidos, pelos mordomos, uns dias antes da festa, andando de casa em casa.
No dia da festa faz-se um leilão do ramo e os casados e os solteiros licitam ao desafio, tentando qualquer das partes “ganhar” o ramo.
A parte que fica com o ramo divide-o depois com o outro grupo e qferecem a forasteiros, em ameno convívio. Em tempos idos, só o grupo que arrematava o “ramo” ficava com ele, não permitindo que a aparte perdedora com ele confraternizasse.

 

Festa do Santíssimo Sacramento
Comemora-se na Terça-Feira de Páscoa, em Mêlhe.

Festa do Desposório de Nossa Senhora
Comemora-se a 23 de Janeiro, em Mêlhe.
As pessoas da freguesia reúnem-se para cantarem os “Reis” aos mordomos da festa que acolhem generosamente os “cantadores” com todo o tipo de comida e bebida.

Fogueiras de Edrosa e Mêlhe
Tanto em Edrosa como em Mêlhe, existe a tradição de fazerem grandes fogueiras no adro da Igreja, no Sábado de Aleluia que duram até ao dia seguinte.
Em tempos os troncos de castanheiro eram levados por rapazes em carros de bois durante a madrugada, para acordarem toda a população com a “chiadeira” que faziam estes carros velhos.
Depois das pessoas se levantarem, dirigiam-se à fogueira para comerem e beberem durante o resto da noite.

(Textos fornecidos pela Junta de Freguesia de Edrosa)

Edral

N.º de Habitantes: 180 hab

Área: 23 Km2

Densidade populacional:
 hab/Km2

Distância a Vinhais: 20 km


INFO_EDROSA

As Freguesias de Vinhais